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Como montar um portfólio funcional - Feltros Santa Fé

09 de abril de 2013Publicado por: Santa Fe

Como montar um portfólio funcional

vitrinePortfólio é uma “pasta” física ou virtual, onde você coloca seus melhores trabalhos para apresentação. Seja em formato de book, de website ou de apresentação de slides, nada mais é que uma prova física/visual de que você é “bom no que faz”. [infobox]À primeira vista parece uma tarefa fácil, porém é importante seguir algumas regras para que seu portfólio seja um sucesso e atinja o seu objetivo: apresentar sua imagem e alcançar mais vendas. São técnicas bem simples, veja só:[/infobox] 1. Selecione seus 10 melhores trabalhos. Sabemos que suas peças são como filhos, mas é preciso que você seja criteriosa na escolha dos melhores, e concisa. Lembre-se que é uma apresentação. Provavelmente você irá desenvolver uma peça exclusiva para o seu cliente, mas o portfólio vai mostrar sua capacidade criativa, seu potencial, sua qualificação, dentre todas as suas demais qualidades. Logo depois organize na seguinte ordem: 10 (a melhor), 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Assim sua pasta terá o melhor trabalho à frente (“A primeira impressão é a que fica”), e após segue num crescente, terminando com o seu 2.º melhor trabalho. 2. Identidade Visual. É interessante você criar um logo para seu nome, e uma identidade visual para seu portfólio. Assim você estará mostrando seu potencial duas vezes, diretamente com os trabalhos realizados e indiretamente com a apresentação de seu portfólio. 3. Inclua seus dados para contato. Lembre-se que se trata de uma apresentação sua. Confira sempre se seus contatos estão atualizados, a falta de cuidado com a atualização de telefones fixos, celulares, websites, endereços, e-mails e outros dados dificulta o contato após o término da apresentação, e demonstra desleixo. Você pode dizer: "Não tive tempo de fazer cartões de visita com meu novo número de celular, mas posso anotá-lo na hora em que eu entregar para alguém. Ok, resolvido." E se ele não entender a sua caligrafia? É um ruído na comunicação que atrasa consideravelmente o contato. Este deve estar localizado em um local bastante visível do portfólio. De nada adianta somente assinar com o nome se a pessoa não puder contatá-lo – seja por e-mail, telefone, entre outros. Seja simples e objetivo e disponha de forma que qualquer um que esteja interessado em seu trabalho consiga encontrá-lo com facilidade. 4. Faça as melhores fotografias de seus produtos, em diversas posições. Um bom produto merece ser mostrado em seu melhor ângulo. Mostre o que diferencia o seu produto dos demais. E lembre-se: o design não existe para ser "bonito", mas sim "comunicativo para as vendas".
[col2]dica-chrys-altran2[/col2][col2]Dicas de Chrys Altran Sempre que recebo o e-mail com meu tópico para as dicas do blog Santa Fé eu penso: "O que será que as meninas gostariam de saber sobre isso?" 

E eis que hoje meu tópico é sobre portfólio, que achei muito interessante, já que sou técnica em designer gráfico e pude estudar um pouquinho sobre a importância de ter uma boa apresentação de seu produto.
 
Mas antes de falar sobre o portfólio em si, acho importante abranger o "todo", e com isso quero falar sobre a regrinha de ouro: Capriche em seu produto! Feito isso o passo seguinte será fácil. Fotografe seu trabalho.
 Não precisa muito para isso. Não precisa ser fotógrafa, nem ter uma máquina poderosa, ou saber montar ambientes glamurosos.
 Um fundo branco, uma máquina [/col2]compacta sem flash mesmo e um belo dia de sol, é tudo que precisam!
 O segredo é nunca deixar de aprender! Aprendam a manusear a máquina, a cada dia mexer no "cenário", a mudar a peça de posição... Tire muitas fotos, de vários ângulos, em outros locais, com diversos tipos de fundos e ambientes...Assim quando você passar a foto para o computador não vai ser pega de surpresa com uma foto borrada, desfocada ou que não ficou legal. Você terá várias opções e poderá escolher entre as melhores.
 Lembre-se que o cliente quer ver seu produto! Capriche nas fotos mas tenha em mente que o que deve chamar a atenção na sua foto é o seu produto e não aquele papel de scrap lindo que você usou de fundo! ;)
 Foto bonita em mãos, vamos para os meios de divulgação!
 
A internet facilitou muito a nossa vida, disto não resta dúvidas! Com isso divulgar nosso trabalho tem sido cada vez mais fácil. Existem muitas opções gratuitas como blogs, fotoblogs, facebook, twitter, flickr... Basta escolher qual tem o seu estilo, qual você prefere trabalhar. Mas quero lembrar que nem todo mundo acessa a internet! Ainda tem muita gente que não compra pela web ou não sabe usar, ou não tem micro em casa... Sei também que muitas de nós não conseguem montar estoque porque estamos sempre trabalhando em um pedido ou porque nossas peças são personalizadas e não dá para deixar pronta... Então, uma maneira de mostrar seus produtos para o público que não acessa a web é investir também em um portfólio "físico". Pra isso é simples, fotografe todos os seus trabalhos, imprima e monte uma pasta com eles. Não tem uma impressora legal em casa? Imprima em gráficas rápidas. Elas não tem quantidade mínima para impressão em sulfite A4 e você pode fazer isso aos poucos, um pouquinho de impressão a cada mês, e logo, sem ficar pesado no bolso, você terá um portfólio legal de seu trabalho! E para a pasta, basta personalizar né? Vamos usar a criatividade para decorar e deixar linda, com a sua personalidade!
 O que não vale é não ter material para mostrar aos possíveis clientes porque não se tem estoque de peças prontas! 

Então meninas essa é minha dica de hoje, espero que tenham gostado e eu tenha ajudado de alguma forma! ;)
5. A linguagem que comunica. As regras básicas valem aqui também: gramática correta, bom acabamento visual e contato profissional de fácil acesso. Ninguém gosta de ver um portfólio com erros de português. Os mais comuns são: gerundismo, erros de pontuação e ortografia. Isso revela descuido, desleixo e coloca em dúvida a sua qualificação profissional. Além disso, há também quem tenha um portfólio exemplar, porém o book está sujo, ou o site tem um layout pouco atraente. A apresentação dos seus trabalhos é tão importante quanto o seu conteúdo. Mostra preocupação com detalhes e valoriza não só os trabalhos, como também o profissional. 6. Menos é mais! Se você passou a vida toda ouvindo esta máxima agora é hora de colocar em prática. Opte por apresentações limpas e com uma palheta de cores agradável. Portfólios em fundo preto podem ser elegantes, mas muitas vezes visualmente cansativos. Tenha cautela! 7. Faça um teste com o consumidor!

 Apresente o portfólio a um cliente de sua confiança antes de finalizado. Ele é o consumidor final e a comunicação deve ser inteligível principalmente para ele. Pergunte se ele compreendeu todas as informações, se faltou algum dado e o que ele costuma avaliar em um portfólio. 8. O portfólio está impresso.

Todos aprovam? Que ótimo! O próximo passo é transformar seu portfólio em arquivo digital. Coloque o PDF disponível para download no site da empresa, no blog, em redes sociais, ou em condições de ser enviado como anexo para seus clientes, nos emails de contato. Vale lembrar: Esteja sempre preparado para apresentar seu portfólio, treine sua apresentação, defenda a qualidade dos seus produtos e destaque seus valores. E nunca deixe de promover o seu trabalho ente as pessoas mais próximas de você. Colegas, professores, clientes já conquistados sempre estarão dispostos a ajudar na sua divulgação. Abraços, Bibi [infobox fullwidth="false"]Deixo a indicação do meu vídeo com o passo-a-passo da Boneca Joaninha! 
Lindos trabalhos à vocês! [button href="https://www.youtube.com/watch?v=OjPuTIX1bVY" label="Assistir ao vídeo" color="white" icon="download" newwindow="true" ]bonequinha-joaninha [/infobox] [col4]chrysaltran-perfil[/col4][col2]Participação de Chrys Altran Artesã técnica em design gráfico, ganhadora do Prêmio Artesão do Ano 2010 - Categoria Feltro. Participa de gravações em programas sobre artesanato, passo a passo em revistas e ministra cursos particulares. E-mail: chrysaltran@yahoo.com.br Site: www.chrysaltran.com.br Fanpage: http://on.fb.me/WyBJQV Twitter: https://twitter.com/chrysaltran[/col2][col4]festival-lembranca[/col4] Fontes que valem uma visita: http://blog.atualcard.com.br/monte-o-seu-portfolio-e-divulgue-o-seu-trabalho.html http://www.portaldomarketing.com.br

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