Voltar

Festival da Lembrancinha 2014: Onde buscar referência e inspiração para o trabalho no artesanato? - Feltros Santa Fé

11 de fevereiro de 2014Publicado por: Santa Fe

Festival da Lembrancinha 2014: Onde buscar referência e inspiração para o trabalho no artesanato?

Amei artesanato desde que o descobri, mas não tenho nenhuma experiência, por onde começo? Todos os mestres do artesanato começaram assim um dia, e cremos que as suas experiências podem servir para todas nós. Onde encontraram suas primeiras referências, de onde vem sua inspiração, e como podemos chegar ao mesmo nível! Encontramos ainda dicas de respeito ao trabalho daqueles que nos inspiram, a necessidade de fazer contato com eles, e de fazer as devidas referências e citações, pois não há trabalho admirável sem ética! O Festival da Lembrancinha 2014 tem o prazer de conversar com Carmen Silvia.

carmen

Onde encontrar referências de mercado e inspiração?

Ainda criança aprendi meus primeiros pontos de bordado com minha mãe, mas o que me encantava mesmo era o desenho, adorava as aulas de Artes na escola, tinha paixão por aqueles cadernos de folhas totalmente brancas e pelo colorido dos lápis de cor - sonhava ser desenhista. Precisando trabalhar, esse sonho foi ficando adormecido. Casei, tive filhos e eles se tornaram adolescentes. Foi a pouco mais de 3 anos que com maior disponibilidade e acesso fácil a internet, o mundo encantado do artesanato em feltro se abriu diante dos meus olhos....fiquei deslumbrada com tantas possibilidades e coisas lindas que via. Percebi que mesmo não sendo desenhista profissional poderia aliar minhas habilidades para o desenho a esse material macio que reproduzia tão perfeitamente as cores dos lápis de cor, que me encantavam na infância, e quem sabe fazer coisas lindas também. Sábia foi minha mãe me ensinando aqueles pontinhos quando eu era criança!

Aquelas que me inspiraram

Alguns trabalhos me impressionavam mais e fui pesquisar quem eram as artesãs que os produziam, como era essa técnica, como começar? Foi assim que através da internet encontrei as queridas artesãs Walkiria Klimeika, Priscila Cunha e Andrea Aguiar. Amo essa mistura do rústico com o feltro que encontramos nas peças da Walkiria Klimeika, utilizando vários materiais num estilo mais country, onde a beleza das peças está justamente na liberdade dos pontos e mistura de texturas. Com os trabalhos da Priscila Cunha, percebi que a delicadeza dos pontinhos combinada com as cores suaves do feltro fazem a beleza das peças de decoração infantil....amo também! Foi no Blog "Na ponta da agulha" da querida Andrea Aguiar que encontrei muitas informações de como trabalhar com o feltro....muitas ideias e moldes que ela carinhosamente disponibilizava para quem quisesse aprender. Não cheguei a fazer contato com ela, pois logo que a encontrei Deus a levou para fazer artes lá no céu, mas seu Blog "Na ponta da Agulha" continua aí cheio de informações.

Imprimindo minha personalidade

Foram essas 3 artesãs minhas primeiras referências na arte em feltro e meu estímulo inicial para começar. Aos poucos fui descobrindo meu próprio jeito de fazer. Usando a criatividade desenvolvo peças de minha criação e também me inspiro em trabalhos lindos de artesãs que admiro, sempre claro fazendo as devidas referências, mas principalmente amando e me realizando em cada peça que finalizo, principalmente quando vejo na expressão das minhas clientes a alegria pelo resultado. Hoje são tantas artesãs talentosas espalhadas por esse Brasil e ainda fora dele, me surpreendo vendo peças trabalhadas em feltro que de tão perfeitas são verdadeiras obras de artes! Sou apaixonada pela arte em feltro, me considero uma aprendiz e em cada encomenda, vejo a oportunidade de aprimorar meu conhecimento e aperfeiçoar cada vez mais o meu trabalho. Carmen Silvia E-mail: arteenkanto@hotmail.com Facebook: https://www.facebook.com/csilviamartins

E como não podia ser diferente, a querida Carmen Silvia nos deixou um belíssimo presente, Bello e Bella, um casal de gatinhos, em molde e PAP Divirta-se!!
[button href="http://bit.ly/1cs8CTL" label="Baixe o molde!" color="green" icon="download" newwindow="true" highlight_color="#b0e817" dark_color="#96c31c" text_color="#000000" ]

banner-carmen2

Contato

Av. Antônio Bardela, 780 - Cumbica - Guarulhos - SP | CEP 07220-020
Telefone: (11) 2487-4255 / Atendimento de segunda a sexta das 8 às 18h

SAC

sac@feltrossantafe.com.br
0800.777.2530

Redes Sociais

Importante

A reprodução fotográfica das cores dos produtos no site podem sofrer variações em monitores diferentes.

CNPJ: 60.730.512/0001-35

© Todos os direitos reservados | Feltros Santa Fé
Desenvolvido por Produtiva Web&Design.