Voltar

Minha Paixão por Feltro – Paula Maria Prado – Sr. Feltrim - Feltros Santa Fé

21 de setembro de 2015Publicado por: Santa Fe

Minha Paixão por Feltro – Paula Maria Prado – Sr. Feltrim

Tema: Minha paixão por Feltros Desenhar um molde, cortar, passar para o feltro, costurar, encher com a fibra de silicone e colar as partes demanda tempo e paciência. Duas coisas que eu, definitivamente, não tenho! Sr. FeltrimE é exatamente assim que começa minha história com a "feltrice". Artes sempre fizeram parte da minha vida. Já me joguei em tudo o que se possa imaginar: de sapateado a desenho arquitetônico! Pensei até em fazer artes plásticas na faculdade, mas outro bichinho me picou antes: o do jornalismo. Escrever era um hobby como qualquer outro. Bastou um pouco (ou muito! Rs!) de curiosidade, cara de pau e voilà. Me tornei jornalista. A vida me levou para o lado mais apaixonante (e talvez a mais penosa!) do jornalismo: as redações de jornais diários. Cobri política, polícia, cidades, esportes (sim, acreditem), comportamento, tecnologia, saúde, educação, games e agora... Cultura, uma das minhas editorias favoritas. No entanto, se por um lado jornalismo é tudo isso de legal, como toda profissão tem seu lado ruim: você corre o risco de virar uma máquina de produção de texto, com muitas horas de trabalho, salário nem sempre condizente a dedicação dada, plantões nos finais de semana, instabilidade do mercado... Ah, claro, junte a tudo isso um cara legal, um pedido de casamento e uma série de novas responsabilidades. Deu tilti! Rs! Passei a ter crises de ansiedade. Sabe o que é? Quando você fica até sem ar de tanto nervoso esperando que o próximo segundo comece já e quer que aconteça agora o que é que tenha para acontecer (de bom e de ruim). Tremedeira, choradeira e inseguranças passaram a fazer parte do meu cotidiano.
Resoluções
Fui parar, por indicação de uma amiga, no consultório de uma psicóloga. Luciana, minha terapeuta, de cara falou: para melhorar a autoestima e trabalhar a paciência arranje um hobby. Foi aí que eu vi que justo eu, que gostava de fazer tantas coisas, tinha deixado tudo de lado por "falta de tempo". Então 1 - resolvi acordar mais cedo para dedicar um tempo para mim antes de ir para a redação. 2 - passei a pesquisar na internet algo MUITO legal e que fosse adorar fazer. 3 - resolvi fazer a nova coisa independente do resultado e do que as pessoas iriam pensar. Lembrei de que quando era adolescente, eu tinha feito aulas de tricô e de bordado ponto-cruz. Foi pesquisando algo nessa linha que descobri Noialand e suas bonecas de pano. Foi paixão a primeira vista. Ali mesmo na internet pesquisei o preço de feltro: é um material barato, ou seja, se eu desistisse não teria sido uma super perda financeira. Pronto. Salvei as fotos no celular, peguei minhas economias e fui no armarinho. Acho que trouxe a loja inteira! Hahahaha! Agulha, linha, "trocentas" cores de feltro, fitas de cetim... Resumo: o que eu precisava e não precisava! Cheguei em casa e... Bom, eu não sabia costurar. Mas eu sabia alinhavar! Rs! Já era um começo, vai! Mas resolvi começar com algo mais singelo: bichinho de Halloween para enfeitar o cabelo (eu sei, não me perguntem... Hahaha).
Costurices
Minha mãe achou que eu ia enjoar, meu noivo achou que eu ia largar de lado em dois tempos... Ok, eu também achei que seria temporário. Mas, aos poucos, comecei a sentir a necessidade de mostrar tudo aquilo que eu estava produzindo para as pessoas. Por outro lado, estava com medo dos meus amigos falarem: "você?! Fazendo boneca de pano?!". Então, para evitar julgamentos, resolvi fazer tudo de forma anônima. Sem falar para ninguém, criei uma página no Facebook. Sonhei com um homem gordão, bigodudo e com pinta de bonachão... Disfarce pronto: Sr.Feltrim estava na área! Agora era só convidar o povo: dos grupos, claro! Ninguém conhecido. Então, um dia, por acaso, levei um livro para o jornal com um marcador que tinha feito. As meninas adoraram. Ali foi minha primeira venda. Depois veio a segunda, a terceira... Daí minha mãe me ensinou casear (hahaha!). Os amigos mais receptívos ao meu novo hobby passaram a ganhar presentinhos... Aos poucos fui conhecendo outras artesãs e fui ficando ainda mais confiante para me arriscar em peças maiores e mais elaboradas.
Um dia de cada vez
Há pouco mais de seis meses resolvi unir aquilo de que gosto de fazer --e estou aprendendo-- àquilo que sei fazer de fato: escrever. E criei um blog. Então, eu produzo minhas peças, mas também escrevo sobre tudo aquilo que acho que as meninas vão gostar de ler. Sr. FeltrimNo meu dia, acordo cedo, tomo um copo de leite com achocolatado, sento no computador, vejo se tem algo no Sr.Feltrim, pesquiso novos posts, corto no feltro alguns moldes, almoço e vou para o serviço. Na redação, eu sou do jornal. Me dedico a profissão que escolhi e que me faz feliz, apesar dos pesares. Às 20h30 (ou 21h, 21h30, 22h... Rs!) volto para casa. É hora de costurar. Sem pressa, pontinho por pontinho. se a ansiedade bater, paciência: a bonequinha não vai ficar pronta se eu não seguir costurando... Rs! Ok, às vezes deixo o feltro de lado e pego um livro para ler! Outras vezes, assisto um filme, fico vendo meu noivo jogar videogame, namoro em frente à TV... Mas o mais importante nessa minha paixão pelo artesanato é que foi com ele que aprendi a organizar melhor meu tempo, a me valorizar e a me humanizar. A vida é muito curta para você deixar de lado aquilo de que gosta. E, sim, é possível arrumar tempo para tudo. Basta querer e focar. :) [clear] Clique nas imagens para abrir os moldes. Clique com o botão direito do mouse e salve no seu computador Clique com o botão direito do mouse e salve no seu computador [clear] -- Paula Maria Prado Site: http://www.feltrim.com.br/ Pintereste: https://www.pinterest.com/paulamariaprado/sr-feltrim/ Fan Page: https://www.facebook.com/Sr-Feltrim-378431345600077/timeline/

Contato

Av. Antônio Bardela, 780 - Cumbica - Guarulhos - SP | CEP 07220-020
Telefone: (11) 2487-4255 / Atendimento de segunda a sexta das 8 às 18h

SAC

sac@feltrossantafe.com.br
0800.777.2530

Redes Sociais

Importante

A reprodução fotográfica das cores dos produtos no site podem sofrer variações em monitores diferentes.

CNPJ: 60.730.512/0001-35

© Todos os direitos reservados | Feltros Santa Fé
Desenvolvido por Produtiva Web&Design.