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Vender BEM e FIDELIZAR clientes - Feltros Santa Fé

01 de abril de 2013Publicado por: Santa Fe

Vender BEM e FIDELIZAR clientes

Uma boa venda é o resultado de uma venda lucrativa somado à total satisfação do cliente. Para obter um bom resultado é preciso certificar-se de alguns pressupostos que vamos estudar juntos: Conhecimento do Produto e do Cliente, Boa Utilização da Comunicação, Sintonia com o Cliente e Qualidade no Produto e Atendimento. Conhecendo o Produto e o Cliente Valorize o produto, saiba informar todas as suas qualidades, apresentando suas vantagens, suas marcas e até algumas curiosidades. Desta maneira você estará apresentando um bom argumento de venda. Mas conheça bem o cliente. Chame-o pelo nome, saiba de onde ele vem, faça um cadastro antes de descobrir o que ele precisa. Depois entenda qual a finalidade que ele busca alcançar a fim de oferecer o produto correto. [infobox_feature]Faça sempre perguntas abertas, em que o cliente possa responder com qualificações, e nunca perguntas em que a reposta seja: SIM ou NÃO. Por exemplo, não pergunte: Você gostaria desta lembrancinha com CORUJINHAS? Você tem 50% de chances de obter uma resposta negativa e um cliente que vai se distanciando de você e do seu produto. Prefira: Que tema você gostaria para a lembrancinha? Desta maneira você permite que o cliente se expresse e acompanhando o raciocínio dele você poderá oferecer com delicadeza os produtos que mais se adéquam àquela venda. Saiba dizer NÃO. Caso você não tenha um produto que atenda às necessidades do seu cliente é melhor recusar uma venda ruim, e colocar-se à disposição para outras necessidades, do que empurrar um produto. Caso contrário ainda que você finalize a venda seu cliente ficará insatisfeito com o produto.[/infobox_feature] Boa Utilização da Comunicação Utilize corretamente a linguagem. Leia bastante para enriquecer seu vocabulário. É muito importante ter uma boa comunicação e utilizar adequadamente a verbalização. Caso seu produto tenha um nome em outro idioma procure saber qual a pronúncia correta para não diminuir a credibilidade. E nunca utilize diminutivos: toalhinha, bichinho, etc.! Fique atento ao fato de que falar bem não significa falar muito. Seja objetivo e ouça mais do que fale. E demonstre sempre convicção. Diga: tenho certeza, eu garanto, você não vai se arrepender. Estas expressões demonstram que você confia no produto que está oferecendo. No diálogo mostre sintonia com o cliente. Ele deve perceber que vocês pensam da mesma maneira, que agem da mesma forma, que criaram uma relação harmônica. Use o mesmo tom de voz que ele, assim será mais fácil que ele concorde com o seu argumento. Qualidade no Produto e Atendimento Não se esqueça de que todo o empenho que colocou no atendimento tem que estar presente no produto, e vice-versa. Comunique-se com o seu cliente, responda às dúvidas apresentadas, verifique se ele recebeu a entrega corretamente, se o produto satisfez suas expectativas, e continue se comunicando com ele após a venda. [col2]DICA-DE-MESTRE-roberta2[/col2][col2]Dicas de Roberta Rinaldi -Fidelizando a clientela -Você tem um produto e quer vender? -Já fez a sua propaganda? Comece distribuindo seu cartão de visitas, apresentando o seu trabalho. Esse talvez seja o primeiro passo. Conquistar a clientela é uma etapa importante (e gradativa) para quem pretende expandir os negócios. Mas mais importante que isso é FIDELIZAR SEUS CLIENTES. 
Lembro-me, na época da faculdade, ter ouvido um professor dizer: "Bom cliente não é o que vai a uma padaria e gasta muito, mas aquele que volta todos os dias para comprar um pãozinho". Pensando nisso, vejo que a necessidade de atender bem aos clientes é fator primordial para que ele volte a procurar pelo serviço. 
Uma vez que você recebe uma encomenda, procure atender dentro do prazo estipulado, capriche na apresentação das peças e[/col2] informe seus clientes sobre o andamento do pedido para que ele não fique sem uma satisfação durante a espera. Um e-mail é o bastante para deixá-lo informado. 
Na hora da entrega coloque mais alguns cartões na encomenda para que o seu cliente possa indicá-lo a outras pessoas também. Se fizer lembrancinhas, por exemplo, não deixe de colocar sua identificação ou um número de telefone para contato em cada uma delas. Serão mais clientes em potencial que irão receber o seu produto.
Pronto ! Cliente satisfeito e feliz!  
Mas como fazer para que esse mesmo cliente possa solicitar novos pedidos? 
Uma dica é fazer um cadastro de seus clientes e uma pequena 
pesquisa para saber aniversários, datas especiais em que gostariam de presentear alguém. Assim, envie malas diretas ou emails com novidades, promoções e descontos especiais para quem já fez uma compra. 
Convide seus clientes a visitar sua loja ou seu blog para acompanhar sempre os lançamentos. Tenho certeza que os resultados serão satisfatórios e o sucesso garantido! Bom trabalho, boa sorte!
Conheça as regras práticas da Fidelização que foram analisadas pela Revista Exame: 1. Conheça a clientela Esta é a regra de ouro para quem quer fidelizar. Além dos dados de praxe, como nome, endereço e telefone, registre os contatos feitos pelo cliente e armazene o seu histórico de compras. Procure também explorar mais informações sobre o seu perfil através de formulários mais completos – a analista Rose Mary, recomenda que se ofereça algum brinde ou que se promova um sorteio para premiar o cliente pelo esforço extra. Com estas informações em mãos, você pode estabelecer um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada. Para não soar intrusivo, não exagere na relação de perguntas.    2. Estabeleça vínculos Seja no mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Procure saber se faltou algum produto e se ele foi bem atendido, por exemplo. Pela internet, agradeça a vinda dele à sua loja e também peça uma avaliação. 
“O cliente aprecia muito ser reconhecido e quer que a sua presença seja notada e valorizada”, comenta a coordenadora. Rose Mary aconselha ainda que o empreendedor premie de alguma maneira as comprar mais significativas. Tenha sempre um registro da média de compras mensais e, se ele ultrapassa esse valor, agradeça com um brinde ou algum tipo de bonificação. 3. Faça das novidades um novo contato Pelo Twitter, Facebook ou e-mail, divulgue novidades que possam interessar aos seus consumidores. Procure identificar os clientes que são formadores de opinião e têm redes de contatos significativas - se bem trabalhados, eles poderão se tornar seus melhores aliados. “Clientes muito especiais, que adquirem com frequência, podem até ser contatados por telefone”, diz Rose Mary. Utilize o histórico de compras e faça contato quando tiver um produto ou serviço que se adeque ao perfil dele, baseando-se em aquisições anteriores. 4. Mime o cliente Conquistar o cliente pelo preço é uma estratégia perigosa, porque ele dificilmente aceitará pagar mais. A melhor alternativa é mostrar que você oferece mais que a concorrência pelo mesmo, agregando valor ao produto ou serviço. Se você vende roupas, por exemplo, é possível aumentar o valor da sua oferta oferecendo ajuste grátis, exemplifica a professora. 5. Renda-se às redes sociais O mundo virtual tornou-se um importante aliado das empresas, portanto estabeleça a sua presença por lá. Crie sua conta no Twitter e uma página no Facebook. São canais importantes para você enviar notícias sobre seu negócio e acompanhar os comentários que os clientes farão espontaneamente. “Cada vez mais as pessoas comentam em suas redes as experiências boas e más. Se forem más, elas vão repercutir com mais força”, alerta Rose Mary.  Por outro lado, os consumidores também poderão fazer comentários positivos, elogiando e recomendando seus produtos e serviços. Tenha cuidado apenas para não abusar na quantidade de informações publicadas, cansando o seu cliente. Ele também deve ter a opção de ser retirado do mailing ou das mensagens do Twitter e Facebook sempre. Enfim, valorize sempre contato com o seu cliente, envie mensagens de felicitação, apresente novos produtos, obtenha feedback à respeito daquilo que ele está utilizando. Crie um relacionamento com seus clientes, e eles sempre retornarão. Abraços afetuosos Bibi
[infobox fullwidth="false"]A cerejinha do bolo de hoje é este lindo caderno que a Roberta Rinaldi fez como sugestão para presentear no dia das mães. O que você acha? [button href="http://bit.ly/1281Ylz" label="Baixar arquivo" color="white" icon="download" newwindow="true" ]roberta-maes[/infobox] [col4]roberta-perfil[/col4][col2]Participação de Roberta Rinaldi e-mail: rinaldi.ro@ig.com.br telefones: 11 5041 0385 ou 11 9 92796569 http://gratiaplenafeltro.blogspot.com http://www.airu.com.br/loja/gratiaplenafeltro[/col2][col4]festival-lembranca[/col4]

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